Notícias e Artigos

Quatro em cada dez consumidores não sabem quanto gastam no cartão de crédito, diz pesquisa

DATA: 11/05/2017

Quatro em cada dez consumidores não sabem quanto gastam no cartão de crédito, correndo o risco de tomar um susto quando chega a fatura do banco. O dado é de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a pesquisa, 42% dos consumidores que usaram o cartão em março não sabem ao certo quanto foi gasto no mês.

A maioria dos entrevistados no estudo disseram ainda que seus gastos com cartão aumentaram em março. Os que responderam que houve alta na fatura foram 41%, contra 20% que disseram que o valor diminuiu. Para 33%, houve estabilidade.

SPC revela descontrole de gastos de consumidores com cartão de crédito

Minoria dos brasileiros têm contas no azul

O estudo mostra ainda que apenas 15% dos consumidores terminam o mês com alguma sobra no orçamento para consumir ou poupar. A maioria dos entrevistados, com 43%, diz que termina o mês com as despesas e os ganhos praticamente empatados. Outros 34% dizem que estão no vermelho, ou seja, com renda insuficiente para cobrir todos os gastos.

“A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica. Mas também não se pode desconsiderar a falta de planejamento financeiro, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como o stress e até o desentendimento familiar”, disse em nota o educador financeiro do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli. 

Veja maisVeja mais